sexta-feira, 8 de março de 2019

Futebol arte ou de resultados?


Jogar bonito ou ganhar o jogo? Essa discussão vem sendo um dos tópicos mais discutidos dos últimos tempos, principalmente com a chegada do técnico argentino Jorge Sampaoli ao Santos. O treinador hermano trouxe uma filosofia de futebol ofensivo a equipe praiana onde se prioriza a posse de bola e agredir o adversário a todo momento. Seu estilo se assemelha a outros profissionais brasileiros que também tem esse conceito de jogo como por exemplo o técnico Renato Gaúcho que conquistou nos últimos anos Copa do Brasil e Libertadores com o Grêmio, Fernando Diniz que surgiu no Audax e hoje treina o Fluminense, Vanderlei Luxemburgo multi campeão brasileiro, entre outros. Menção honrosa para o conterrâneo de Sampaoli, "El loco" Bielsa, que ganhou o apelido justamente pelo seu estilo agressivo em campo, sempre procurando o ataque.
O estilo intenso de jogar procurando sempre marcar gols foi tratado como novidade pela imprensa brasileira que nos últimos anos se acostumou a ver um futebol mais "feio", pragmático e defensivo, onde se deixa o oponente ficar com a bola e se explora os contra ataques. O chamado futebol de resultados passou a fazer parte da filosofia de muitos treinadores do futebol brasileiro que entram em campo com mais medo de não perder do que vontade de ganhar. Resultados são importantes? É claro que são, porém, creio que se pode vencer jogando bem, propondo o jogo e procurando alternativas para se agredir o outro time.
O futebol brasileiro parou no tempo, não se atualizou e está pagando por viver na própria bolha. Se preocupou apenas em copiar a Europa na organização tática, focando em velocidade e físico e se esquecendo que o que nos diferenciava dos demais sempre foi a técnica, o talento e a improvisação.
Espero que com o sucesso do estilo de jogo ofensivo os técnicos tupiniquins venham a parar de engessar seus jogadores dando mais liberdade para eles demonstrarem seu talento e assim consequentemente melhorando a qualidade dos jogos. Bora fazer campanha pro futebol brazuca voltar a ser referência!

Oremos

Nenhum comentário:

Postar um comentário